12 de agosto de 2014

Resenha - A Escolha

Título: A Escolha
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 351
Série: A Seleção
Classificação: 5/5
Onde Comprar: Saraiva

Sinopse:
A Seleção mudou a vida de trinta e cinco meninas para sempre. E agora, chegou a hora de uma ser escolhida. America nunca sonhou que iria encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácio se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer. Desde a primeira página da seleção, este best-seller #1 do New York Times capturou os corações dos leitores e os levou em uma viagem cativante ... Agora, em A Escolha, Kiera Cass oferece uma conclusão satisfatória e inesquecível, que vai manter os leitores suspirando sobre este eletrizante conto de fadas muito depois da última página é virada.

Resenha:
A resenha de hoje é do livro A Escolha, o terceiro e último livro da trilogia A Seleção, escrita pela Kiera Cass e publicada aqui no Brasil pela editora Seguinte. A série é uma das minhas favoritas e é cheia de romance e intrigas que, juntas, formam o incrível enredo que a autora nos apresentou durante todos os livros e que, infelizmente, acabou nesse terceiro. Nesse último livro a America já sabe muito bem com quem quer ficar e vai lutar por isso, mas vai ser atrapalhada por alguns contratempos e vai, como sempre, arranjar muitas confusões!
A escrita da Kiera Cass continua como foi nos dois primeiros livros: fluida, leve, divertida e super rápida de se ler. Demorei apenas um dia para ler esse livro, isso porque a escrita da autora misturada ao ritmo que ela deu para a história e para os acontecimentos foi simplesmente incrível! Também vale à pena dizer que o romance está mais legal do que nunca nesse terceiro livro e que o casal principal está muito legal mesmo! O leitor já começa a ler o livro com um sorriso no rosto e o termina com outro maior ainda, coisa que poucos atores conseguem fazer!
A autora conseguiu achar um equilíbrio entre o romance, que é o foco dos livros, e a distopia que, apesar de ser uma parte essencial da trama, não é a principal e não foi muito trabalhada nos volumes anteriores. Claro que o foco continua sendo no romance, mas ela soube trabalhar melhor os problemas da sociedade distópica, achando um equelíbrio entre esses dois elementos e desenvolvendo um livro bem estruturado e cheio de cenas de tirar o fôlego, a obra é menos parada do que as anteriores e cheia de cenas de ação.
Nesse livro há muitas (muitas mesmo) reviravoltas e em algum momento isso pode dar a impressão de ser forçado, como se a autora tivesse pensado Ah, tô cansada de escrever, vou terminar isso logo e aí começou a jogar um monte de acontecimentos sobre o leitor. Mas isso não me incomodou de forma alguma; o fato de o livro ser cheio de reviravoltas só fez com que eu gostasse mais ainda dele; às vezes aconteciam coisas que era impossível não soltar um palavrão ou sair fazendo um "grito da vitória" por aí. O fato desse excesso de reviravoltas realmente fez com que o livro ficasse mais legal e dinâmico. 
Também tive a impressão de meio que preguiça da autora no desfecho desse terceiro livro. Há uma coisa que acontece no final que eu não posso falar e tal, mas que se a autora tivesse trabalhado, o livro teria ficado muito melhor do que já foi. É como se ela tivesse pensado: Eu posso ir por esse caminho que é fácil, rápido e nem um pouco trabalhoso ou eu posso ir por esse aqui que é muito trabalhoso e difícil mas que vai fazer o livro melhor e tivesse escolhida a primeira opção, meio que não dando importância para coisas que seriam realmente importantes e legais de serem trabalhadas.
O desfecho do desfecho, ou seja, as últimas 20 páginas do livro ficaram bem legais. Antes disso a autora enrolou muito e deixou um buraco bem grande na história, mas depois que ela fez essa merda ela até se redimiu, criando um final justo para os personagens e os deixando todos encaminhados, fechando todas as pontas  de sua história.
Apesar de a autora ter sido um pouco preguiçosa no desfecho dessa maravilhosa série que é A Seleção, esse último livro conseguiu me surpreender positivamente em diversos pontos; conseguiu me deixar triste nas horas em que a protagonista ficava triste e feliz nos momentos em que ela ficava feliz, além de me proprocionar vários momentos de Ah meu Deus! Isso está acontecendo mesmo?! o que, todos os amantes de livros sabem, é uma das melhores sensações que um leitor pode ao ler um livro.
Abraços,
Gabriel

14 comentários:

  1. Oi Gabriel..
    Eu ainda não li nenhum desses livros. Mas quando A seleção foi lançado foi um tremendo sucesso né..
    É bom quando terminamos uma trilogia com uma boa impressão da narração da autora.
    Mas vi em diversas resenhas que acharam ela meia preguiçosa mesmo no final..rs
    Eu só fico na curiosidade né, um dia ainda leio.
    Bela resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi muito sucesso mesmo. Eu também a achei preguiçosa no final, disse isso na resenha, não sei se você leu! Haha Leia, é uma série muito boa!
      Abraços,
      Gabriel

      Excluir
  2. Iai xará, beleza?

    Eu tinha um preconceito com essa série, mas acredita que acabei lendo os três livros em três dias? O mundo dá voltas! Compartilho a mesma opinião que você a respeito de A Escolha. Só achei o final corrido. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Xará! A série é muito boa mesmo! Acho que geral achou o final corrido! Hahaha
      Abraços,
      Gabriel

      Excluir
  3. Oie! Só li o primeiro livro, mas amei! Quero ler os outros e tenho o livro de contos da serie!
    Bjs, tem promoção no blog http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/08/promocao-de-aniversario-do-amor.html
    se puder comentar nesse post ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/08/amarissimo.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
  4. Gente eu nunca parei pra ler essa série de verdade, falando sério o nome e capa não me chama a atenção, eu tenho essa mal de julgar pela capa alguns livros USAUUSHAHSHSAHSA
    A sua resenha está tipo assim, muto boa, vou esperar eles criarem uma nova capa pra coleção e eu irei ler algumas resenhas pra ter total certeza HSUAHUSUAHS

    XOXO :D
    Joven Clube | Clique aqui :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabriel!
    To querendo muito esta série, há quem diga q n gostou mas como vc tem gente q amou, tenho certeza q vou amar tb, é bem meu gênero de livros!
    Adorei a resenha e estou em busca da minha trilogia, vou comprar espero q na bienal =)
    Bjos!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  6. Há tempos venho querendo ler essa trilogia, metade das minhas amigas bookaholics são selecionadas , então imagine a pressão quando elas começam a tagarelar sobre a trilogia... :V Mas, o ruim mesmo, é que eu já sei tudo o que vai acontecer graças á elas. x__x Ótima resenha, como sempre.
    Beijos || Unlocked Land ❤

    ResponderExcluir
  7. Eu amei esse último livro! O final da America ficou perfeito demais quando ela terminou com o... O final de todos oes personagens foi legal e eu adorei como a America acabou com o Kota! Quando li aquela parte, eu fiquei meio que Uhhhh girl! O livro é muito legal mesmo! Sou uma Selecionada de carteirinha e tudo! skdjskd
    Beijos - Anna

    ResponderExcluir
  8. Eu estou muito ansiosa pra ler o final dessa série! Até agora eu achei todos os livros muito perfeitos e realmente espero que ela fique com o Maxon no final, porque se ela não ficar eu vou entrar em depressão! Adorei a sua resenha e ela só me fez ficar com mais vontade de ler o livro!
    Um cheiro,
    Natalie

    ResponderExcluir
  9. Eu comecei a ler o primeiro livro dessa série meio que orbigado por uma amiga e eu gostei bastante! Acho que a America devia ficar com o Aspen e devo ser o único em todo o mundo que pensa assim, mas fazer o quê? Até agora ele é o melhor! SUa resenha ficou ótima. Flw
    Thiago

    ResponderExcluir
  10. Tive a mesma impressão quanto ao desfecho: preguiçoso. Acho até que ela foi meio carniceira, mas no final das contas a trilogia deu muito certo, assim como a sua resenha! Bjo.

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro essa serie, até gostei do Desfecho (SPOILER: Team Maxon aqui), mas poderia ser melhor...Acho que o livro já tinha data para estrear e ela ficou sem tempo de escrever rsrsrs, mas oque você acha que acontece em A Herdeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei que ficou muito corrido o final também! Nem tinha passado pela minha cabeça esse ponto de o livro já estar com data de estréia, só sei que não faço nem ideia do que acontece em A Herdeira, tenho que ler logo!!!

      Excluir

Fala galera! Vamos conversar um pouco sobre os comentários?

-> Eu adoro ler comentários, sério, gosto muito, mas a gente que é blogueiro percebe quando a pessoa leu o conteúdo do post e quando ela não leu. Por mais que você esteja comentando, a gente percebe que você não leu o post e isso não é muito legal, então comente coisas coerentes ao post, por favor, respeito quem escreveu o conteúdo lendo e comentado coisas inteligentes, comentários com "que legal! Comente no meu blog" não são legais.

-> Se você tem um blog de qualquer gênero, vou adorar conhecer. Talvez não vá lá no dia em que você comentou, ou no dia seguinte, mas mais dia menos dia vou conferir lá, e se você seguir o meu, eu sigo se volta sem nenhum problema!

-> Sem ofensas, por favor. Nunca passei por nenhum constrangimento durante o período de existência do blog e nem quero passar, então respeito é bom e todos gostam.

Comentem à vontade!
Abraços,
Gabriel