26 de novembro de 2013

Resenha - Os Arquivos do Semideus

Título: Os Arquivos do Semideus
Editora: Intrínseca
Autor: Rick Riordan
Série: Percy Jackson e os Olimpianos
Páginas: 168
Classificação: 4|5
Onde Comprar: Saraiva



Sinopse: 
Atenção jovens semideuses: preparem-se para ter acesso a arquivos altamente sigilosos. Compilado pelo escriba sênior do Acampamento Meio-Sangue, o sr. Rick Riordan, o conteúdo supersecreto apresentado em Os arquivos do semideus inclui os relatórios de três das mais perigosas aventuras de Percy Jackson, informações valiosas conseguidas em entrevistas com os mais importantes heróis da saga, um utilíssimo mapa do acampamento e muito, muito mais. Leiam e tornem-se especialistas no universo dos deuses e heróis do Olimpo.

Resenha:
Bem, a série Percy Jackson e os Olimpianos fez e ainda faz bastante sucesso, como tudo que é bom sempre é mais "assediado", os fãs pediram muito que o autor escrevesse um livro extra da série e ele escreveu o livro Os Arquivos dos Semideuses, que tem 3 contos pequenininhos, mas bem bacanas, vou falar um pouco do livro em geral mais adiante.
O livro tem como foco três contos vividos por Percy e sua turma, com os títulos: Percy Jackson e a Quadriga Dourada, Percy Jackson e o Dragão de Bronze  e Percy Jackson e a Espada de Hades, esses três contos não possuem mais do que 60 páginas cada um, o maior é o último: Percy Jackson e a Espada de Hades, que possui 59 páginas, os outros são aventuras pequenas com 30 ou 40 páginas, mas que são bem legais.
"Nossos Olhares se encontraram. Nossos rostos estavam, tipo, a cinco centímetros de distância um do outro. Senti o peito meio esquisito, como se meu coração tentasse fazer polichinelos."
O livro é como se fosse um quatro e meio. Ele se passa entre os livros A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano, ambientado antes da grande guerra dos titãs contra os deuses. O livro não é espetacular, nem me fez ficar muito ansioso pra saber o final dos contos nem nada disso, quem gosta de livros com um enredo bem desenvolvido e histórias diferentes, não vai curtir muito esse livro, mas quem é fã da série Percy Jackson vai gostar bastante desse livro, aqui a gente revê alguns personagens muito legais, como a Silena, filha de Afrodite, a Annabeth, o Percy e vários outros. Nesse livro também conhecemos um pouco mais da Clarisse e da sua vida sendo filha de Ares, o que eu achei bem legal!



Como já é comum da série Percy Jackson e os Olimpianos, a narrativa do Rick é em primeira pessoa e bem envolvente, mesmo com os contos sendo curtos. Ele consegue por um pouco de mistério e de humor em seus livros, esse aqui não fica muito pra trás nesses quesitos. Quando li esse livro tava tendo um dia ruim, tava doente e ele conseguiu me por mais pra cima, o que prova que ele realmente é bom!
As cenas de ação do Riordan não mudam muito nesse livro, ele descreve tudo lentamente de modo que é possível ver detalhes da cena em nossa mente, como sempre, ele não tem pressa em cenas de luta e batalhas. Dos três contos, o meu favorito é o segundo, que tem como tema principal um dragão que pifou há um tempo e foi reativado e está causando grande perigo ao acampamento, ele é legal porque tem a Silena e o Beckenford, além do Percy e da Annabeth. Mas os outros dois contos também são bem legais! No primeiro a gente vê um pouco da vida da Clarisse, ela perdeu um objeto do pai e precisa da ajuda de Percy para recuperá-lo antes de o Sol se pôr. O último já passa um pouco do clima de como vai ser o último livro da série, ou seja, um clima mais sombrio do começo de uma grande batalha.
Além desses três contos, ainda há várias outras coisas nesse livro, como uma "Carta do Acampamento Meio-Sangue", umas entrevistas bem bacanas com vários personagens da série, um mapa do Acampamento-Meio Sangue, que eu adorei. Um pouco da mala da Annabeth para o acampamento, e outros joguinhos como caça-palavras, cruzadinhas e um pouco sobre os deuses olimpianos, além de algumas imagens dos personagens que eu achei o máximo!
Com uma narrativa jovem e cativante, nesse livro, Rick Riordan nos convida a entrar no seu mundo onde Monstros e Deuses vivem entre nós, com sempre uma pitada de humor a suas histórias, um livro extra vale sim à pena para quem curte as aventuras do jovem Percy Jackson, recomendo!
Abraços,
Gabriel

4 comentários:

  1. Olá Gabriel, obrigado por seguir meu blog! Estou seguindo de volta! Abração..
    Arthur Porto.
    http://livrolatraapaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu por seguir de volta cara, que pena que você não leu o post pra comentar, né?
      Abraços,
      Gabriel

      Excluir
  2. Gosto de Riordan, mas não morro de amores por Percy. Estou tentando acabar a série cheia de atropelos e lendo o mais rápido que posso. Em compensação amo de paixão os Kane!!!!!!!!!!!!
    Ou seja, não acredito que eu vá ler esses arquivos, visto que quero me livrar o mais rápido que posso de tudo, mas sempre confiro as resenhas que saem dele por ai.
    Ainda assim, valeu a dica!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Kane são demais também! Não sei qual dos dois é minha série favorita, só que eu li os Kane há muito tempo, que pena que não gosta muito do Percy!
      Abraços,
      Gabriel

      Excluir

Fala galera! Vamos conversar um pouco sobre os comentários?

-> Eu adoro ler comentários, sério, gosto muito, mas a gente que é blogueiro percebe quando a pessoa leu o conteúdo do post e quando ela não leu. Por mais que você esteja comentando, a gente percebe que você não leu o post e isso não é muito legal, então comente coisas coerentes ao post, por favor, respeito quem escreveu o conteúdo lendo e comentado coisas inteligentes, comentários com "que legal! Comente no meu blog" não são legais.

-> Se você tem um blog de qualquer gênero, vou adorar conhecer. Talvez não vá lá no dia em que você comentou, ou no dia seguinte, mas mais dia menos dia vou conferir lá, e se você seguir o meu, eu sigo se volta sem nenhum problema!

-> Sem ofensas, por favor. Nunca passei por nenhum constrangimento durante o período de existência do blog e nem quero passar, então respeito é bom e todos gostam.

Comentem à vontade!
Abraços,
Gabriel