15 de setembro de 2013

Resenha - O Herói Perdido

Título: O Herói Perdido
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 440
Série: Os Heróis do Olimpo
Classificação: 4,5|5
Onde Comprar: Saraiva


Sinopse:
Novos e conhecidos personagens do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço nesse primeiro volume da série Os heróis do Olimpo. Rick Riordan volta ao universo de Percy Jackson e os Olimpianos com ainda mais aventuras, humor e mistério.
Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia.
Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes - semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.


Resenha:
Hoje vim aqui falar um pouco sobre o livro mais lido de toda minha estante, O Herói Perdido é o primeiro livro de uma série que se passa depois dos eventos acontecidos na série Percy Jackson e os Oilimpianos, que já tá resenhada aqui no blog! 
A série Os Heróis do Olimpo vai narrar um novo conflito vivido por semideuses, nesse primeiro livro os personagens principais não são mais Percy, Grover e Annabeth, mas sim Jason, Piper e Leo, um novo trio que vai embarcar em altas aventuras durante a narrativa. Jason acaba de acordar no banco de trás de um ônibus, segurando a mão de uma garota linda e conversando com um garoto que diz ser seu melhor amigo, mas há um problema: ele não se lembra de nada, para Jason, o passado não existe, ele não consegue se recordar de eventos que se passaram anteriormente e não sabe ao certo onde está ee nem quem são as pessoas que estão ao seu redor, aos poucos ele vai descobrindo que está em um internato para crianças problemáticas em uma excursão indo visitar os canyons, depois disso, uma série de eventos que envolvem um sátiro rabugento e espíritos venti acaba levando Jason, Piper e Leo para o Acampamento Meio-sangue, onde descobrem que são filhos de deuses olimpianos. Um problema está ocorrendo no acampamento: Percy desapareceu e todos estão preocupados com o paradeiro desconhecido dele, inclusive Annabeth, que está desesperada atrás do namorado, além de que o Olimpo está fechado para os semi-deuses, os deuses não respondem aos seus chamados, e a senhora do Olimpo está desaparecida. Jason sente que há algo errado acontecendo, sente que não deveria estar ali, ele usa expressões romanas e símbolos romanos, além do mais, Hera não pára de vir ao seu encontro em sonhos, que se tornam cada vez mais frequentes, parece que a profecia do sete está começando a se realizar... Os três acabam tendo de partir em uma missão para encontrar a senhora do Olimpo antes que seja tarde demais.
O livro é muito legal! Eu já havia lido ele duas vezes anteriormente, mas não com a carga da série do Percy na memória, agora li a estória com outros olhos, esses que me fizeram gostar mais ainda da narrativa. Outra coisa que visivelmente ocorre aqui é a mudança de idade dos personagens, então é notável que os pensamentos mudam um pouco, assim como as atitudes. A narrativa muda para terceira pessoa, mas o autor foca em um só personagem durante mais ou menos dois capítulos, o que é bom, já que cada um tem seus medos e histórias passadas.  
As aventuras que eles vivem neste livro são bem legais, claro que são muitas, quem tá acostumado com o autor sabe que os personagens não têm muita moleza nas missões não, como sempre ele dá uma reviravolta super legal no enredo e muda a história de posição um pouco, se é que me entendem. Outro ponto que deve ser dito aqui é que essa nova série não vai ter referências só gregas, mas também romanas, então há uma carga histórica maior, que torna o livro muito legal! 
No fim o livro é muito bom! A leitura é super recomendada para aqueles que gostam de mitologia e que curtiram a série anterior, ou para quem ainda não leu a série anterior, dá pra ler sim esse livro, só que tenha em mente que ele traz alguns spoilers da série anterior, então se você não a leu e quiser ler esse livro não tem problema, mas faça isso se não quiser ler a série anterior, porque aí vai ter perdido um pouco da graça! Mas enfim, o livro está recomendado, uma leitura leve, difícil de largar, com reviravoltas ótimas e personagens memoráveis, vale à pena conferir!
Então é isso pessoal!
Até a próxima!
;D

Um comentário:

  1. Quero muito ler algo do Rick Riordan. Ele é um autor e tanto, pelo o que dizem.

    Será que você poderia visitar meu blog? (http://fakereader.blogspot.com.br/) Lá estarão novidades sobre o meu canal. Você já ouviu falar dele? Tem vídeo novinho! E vai ter toda semana, fique ligado! (http://www.youtube.com/user/shereallyreads)

    ResponderExcluir

Fala galera! Vamos conversar um pouco sobre os comentários?

-> Eu adoro ler comentários, sério, gosto muito, mas a gente que é blogueiro percebe quando a pessoa leu o conteúdo do post e quando ela não leu. Por mais que você esteja comentando, a gente percebe que você não leu o post e isso não é muito legal, então comente coisas coerentes ao post, por favor, respeito quem escreveu o conteúdo lendo e comentado coisas inteligentes, comentários com "que legal! Comente no meu blog" não são legais.

-> Se você tem um blog de qualquer gênero, vou adorar conhecer. Talvez não vá lá no dia em que você comentou, ou no dia seguinte, mas mais dia menos dia vou conferir lá, e se você seguir o meu, eu sigo se volta sem nenhum problema!

-> Sem ofensas, por favor. Nunca passei por nenhum constrangimento durante o período de existência do blog e nem quero passar, então respeito é bom e todos gostam.

Comentem à vontade!
Abraços,
Gabriel