27 de junho de 2013

O Autor e os Livros - R. J. Palacio


Oi gente! Vim dizer que essa é a minha semana de provas, então acho que vou ficar um tempinho fora, mais ou menos até segunda, enquanto isso, vou tentar fazer postagens mais rápidas, como por exemplo, a coluna O Autor e os livros que tá bem desatualizada, por isso, o homenageado do dia é a autora R. J. Palacio, que escreveu o livro Extraordinário.
Não  vou dizer muito sobre o que acho da autora, vou dizer que dentre todos os livros que eu já li, o dela foi um dos melhores, me tocou mais e foi um dos poucos livros, aliás, o único livro que me fez realmente sentir um resquício de vontade de chorar, mas não chorei rsrs. A história é sobre o Aggie, ele é um garoto com um psicológico normal, pensa como todos os garotos de sua idade e age como eles, mas tem uma deficiência na cara que dificulta que ele seja aceito na "sociedade das crianças" e ele vai ter que aprender a se ajustar nesse novo mundo, já que depois de conseguir passar 10 anos afastados do colégio por conta das várias cirurgias que fez para tentar mudar a aparência, ele finalmente vai entrar para o ensino fundamental, no quinto ano, pois antes estudava em casa, com sua mãe, essa é a premissa principal do livro, ele se adaptando ao colégio e às crianças.

Extraordinário

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

A autora escreve muito bem! Ela trabalha como designer gráfica de dia e escritora de noite no mercado editorial norte-americano. Ela escreveu o livro pois quando foi uma vez com seu filho à sorveteria, um garoto com deformidade facial entrou e seus filhos começaram a chorar, então ela os tirou de lá e se culpou pelo acontecido, dessa culpa nasceu esse livro extraordinário. A autora fez diversas pesquisas para escrever esse livro e foi uma coisa espontânea sabe, não foi pra conseguir dinheiro nem nada do tipo, ela simplesmente queria mostrar ás pessoas que os humanos que não tem face normais, ou não só faces, mas anormalidades físicas também, são iguais a todos nós, eles pensam como nós, agem como nós, só que a gente não os aceita, e uma das principais lições que a autora tenta nos passar é que sempre temos que tratar as pessoas de modo gentil, sempre tentando ser o mais gentil possível, pois há pessoas que não são tão emocionalmente fortes, e quem sabe um comentário, só um, não cause a morte dele, não o faça querer se matar?! Tem uma cena desse livro que mostra o quando o Aggie sente por ser como é, no Hallowen, ele diz no dia anterior que vai com uma fantasia, mas decide mudar em cima da hora e vai com uma máscara, o dia das Bruxas é o seu favorito, pois ele pode botar sua máscara e ficar parecido com todo mundo, porém quando chega, ele escuta uma conversa entre alguns garotos falando mal dele, ele já tá acostumado com isso, só que não está acostumado com que os garotos que dizem ser seus amigos falem mal dele pelas costas, e é isso que acontece, na minha opinião essa é a cena mais triste de todo o livro, que vale muito à pena ser lido! A autora também tem um site, um Tumbrl, que se me permitem dizer eu não sei o que é, que fala sobre o buuliyng, uma campanha ótima, super criativa e inspirador da parte dela, o site é o Chose Kind, uma iniciativa pra lá e tanto, vale á pena conferir!
Então é isso gente!
Até a próxima!
;)

2 comentários:

  1. oi oi, tudo bem? *--*
    te indiquei para uma TAG no meu blog hihi: http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/2013/06/tag-selinho-liebster-award.html

    caso ja tenha respondido(desculpa) mas me manda o lin para que eu possa ler suas respostas? bjs bjs
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna, tudo muuito bem comigo, e com você como vai sua vida de blogueira? Obrigado por me indicar a essa TAG, fico bem honrado em receber sua visita, já respondi a TAG, confere lá:
      http://letrasdepijamas.blogspot.com.br/2013/06/tag-selinho-liebster-award.html
      Diz o que achou tá? Comenta lá!
      Beijos,
      Gabriel - Letras de Pijamas :3

      Excluir

Fala galera! Vamos conversar um pouco sobre os comentários?

-> Eu adoro ler comentários, sério, gosto muito, mas a gente que é blogueiro percebe quando a pessoa leu o conteúdo do post e quando ela não leu. Por mais que você esteja comentando, a gente percebe que você não leu o post e isso não é muito legal, então comente coisas coerentes ao post, por favor, respeito quem escreveu o conteúdo lendo e comentado coisas inteligentes, comentários com "que legal! Comente no meu blog" não são legais.

-> Se você tem um blog de qualquer gênero, vou adorar conhecer. Talvez não vá lá no dia em que você comentou, ou no dia seguinte, mas mais dia menos dia vou conferir lá, e se você seguir o meu, eu sigo se volta sem nenhum problema!

-> Sem ofensas, por favor. Nunca passei por nenhum constrangimento durante o período de existência do blog e nem quero passar, então respeito é bom e todos gostam.

Comentem à vontade!
Abraços,
Gabriel